Quantos anos tem o antigo Egito e o que havia antes das pirâmides?

Quando as pirâmides foram construídas, o Egito já era antigo. Os visitantes devem aprender a história do que veio antes dos grandes monumentos.

Pirâmide egípcia no deserto de areia e céu claro Shutterstock

O Egito há muito captura a imaginação do mundo, evocando sentimentos de mistério e imagens das areias do tempo. Na época em que as pirâmides foram construídas, o Egito Antigo já existia há centenas de anos, e outras civilizações egípcias existiam há milhares de anos antes disso. O Egito não surgiu de repente quando as pirâmides foram construídas. Civilizações e reinos se estabeleceram no rio Nilo.

Então, como era o Egito pré-histórico (ou chamado Egito pré-dinástico), e há muito para ver hoje? A resposta para isso é um pouco complicada. Embora nenhum dos grandes monumentos do Egito seja anterior às pirâmides. Aprender mais sobre o pano de fundo das pirâmides e como elas surgiram pode realmente melhorar a experiência de visitá-las na vida real.

Período pré-histórico do Egito

O período pré-histórico do Egito terminou por volta de 3100 aC com o início do período dinástico (com o primeiro faraó – Narmer). Faraó também é chamado de Hor-Aha e Menes. As Grandes Pirâmides foram construídas por volta de 2500 aC, então o período dinástico do Antigo Egito já existia há cerca de 600 anos.

  • Egito pré-dinástico: Cerca de 6.000 aC a cerca de 3.000 aC

A grande maioria dos achados arqueológicos pré-dinásticos são encontrados no Alto Egito porque o lodo do rio Nilo os cobriu e preservou mais deles.

A mais antiga evidência conhecida da presença humana no Vale do Nilo data de cerca de 400.000 anos atrás – antes mesmo dos humanos modernos andarem na Terra. Os registros da agricultura no Egito datam de cerca de 5000 aC.

É possível encontrar vestígios muito antes de o Egito ser o Egito, quando o Saara era verde, visitando algumas das pinturas rupestres pré-históricas no deserto.

Antigo Egito Dinástico

O Egito foi unificado por volta de 3500 aC por Narmer. Antes disso, o Egito estava dividido em Alto e Baixo Egito, mas ele conseguiu liderar seu exército para derrotar o Baixo Egito. A coroa usada pelo faraó usava as antigas coroas do Alto e Baixo Egito (mais ou menos como a bandeira britânica é composta pelas bandeiras inglesa, escocesa e (antiga) irlandesa hoje).

  • Primeiro Faraó: Narmer em aproximadamente 3100 aC

À medida que o Egito se unificou como faraó, desenvolveu seu famoso sistema de escrita chamado hieróglifos, que durou milhares de anos. O período dinástico inicial durou do final da cultura arqueológica de Naqada III até c. 2686 aC. Foi quando o Egito deu lugar ao Império Antigo, que logo começou a trabalhar arduamente na construção de pirâmides cada vez maiores.

Durante a Primeira Dinastia, a capital foi transferida de Thinis para Memphis (onde havia muitas capitais egípcias), enquanto Abydos era o principal centro da religião egípcia. Foi durante esse período que o Egito Antigo, como é popularmente entendido, tomou forma – a arquitetura e a religião egípcia tomaram forma nesse período.

Ruínas anteriores às pirâmides

Um dos principais locais para descobrir que data antes das pirâmides é Abydos. Data de cerca de 7.000 anos atrás – milhares de anos antes das pirâmides. Ainda assim, a maioria das ruínas reais encontradas lá (como o Templo de Seti I) foram construídas muito depois das pirâmides.

Um dos achados que é muito mais antigo que as pirâmides é o que atualmente é considerado a cervejaria mais antiga do mundo. Acredita-se que a cervejaria data do reinado do faraó Narmer – centenas de anos antes das pirâmides.

  • Mais antigo: Cervejaria de cerveja mais conhecida no mundo

Naquela época, a cerveja não era a bebida recreativa que é hoje. Em vez disso, fazia parte da dieta básica do antigo egípcio que todos (incluindo os mais jovens) bebiam.

A maioria dos templos famosos (como Abu Simbel) foi construída após as pirâmides – embora existam ruínas anteriores às pirâmides, elas não são particularmente impressionantes. Procurar ruínas egípcias muito antigas provavelmente será um empreendimento adequado para os aficionados por história, mais do que para o turista típico que procura se impressionar com monumentos antigos.

Não é preciso ir ao Egito para aprender sobre o Egito pré-pirâmide. Existem muitos museus ao redor do mundo que detalham o assunto – a Universidade de Chicago é um exemplo que tem uma exposição especial para esse período. Para aprender sobre a história do Egito, deve-se começar muito antes da construção das pirâmides.