A Espanha tem mais a oferecer do que o único deserto da Europa

Para aqueles que querem sair do caminho comum do que torna a Espanha popular, vale a pena aventurar-se por esses territórios menos familiares.

uma bela catedral na espanha, uma rua de paralelepípedos cheia de lojas espanholas

Se as pessoas avaliassem quais seriam os lugares mais quentes da Espanha para visitar, as chances são de que as pesquisas de retorno apontassem para um empate entre Madri e Barcelona, ​​​​com uma vantagem mais provável para o primeiro. E não é de admirar. com mais de cinco milhões de habitantes, Madri é a maior cidade do país, ficando em segundo lugar em Barcelona, ​​com cerca de um milhão de cidadãos.

Mesmo que a maioria das pessoas ignorasse essa estatística, a Espanha evoca noções de conquistadores e flamenco, mas pouco mais. Isso é uma pena, já que a Espanha é muito mais diversa, com 17 regiões políticas que compõem o país, cada uma com suas próprias identidades, incluindo pelo menos uma com uma língua distinta do espanhol falado em outros lugares. É também o lar do único deserto da Europa, o que o tornou ideal para Hollywood usar o cenário para alguns faroestes.

Para aqueles que querem sair do caminho comum do que torna a Espanha popular, vale a pena aventurar-se em alguns desses territórios menos familiares. Aqui está uma olhada em cinco deles.

País Basco é uma nação em si

Uma coisa sobre atingir o País Basco é que quase não há a menor ideia de que você ainda está na Espanha. Para começar, a maioria de seus residentes fala basco, que nem remotamente soa como espanhol. E para aumentar a confusão, parte do território se estende até a França.

Mas, como grande parte da costa da Espanha, tem muitas praias e um litoral intocado. Também tem ondas altas o suficiente para os surfistas testarem as águas, por assim dizer. E semelhante ao resto da Espanha, não só tem uma enorme cena de artes visuais, mas a região também é grande em gastronomia. Só não peça tapas em um restaurante. No País Basco, a comida oficial são os pintxos, que são semelhantes às tapas, mas em pedaços menores de pão.

As Ilhas Canárias são como uma paisagem lunar

Dependendo do terreno das Ilhas Canárias, é difícil dizer se deve usar um maiô ou um traje espacial. Dadas as origens vulcânicas dos arquipélagos, algumas partes parecem que você está em outro planeta com o solo formado por lava e as formas de relevo irregulares em quase todo o interior. Essa atividade vulcânica contribuiu para a formação de El Tiede, a montanha mais alta da Espanha.

Mas se você quer praias, as ilhas as têm de sobra e são famosas o suficiente para rivalizar com as costas do continente, especialmente com a água bem aquecida pela Corrente do Golfo. E aproveite os parques, incluindo o Parque Nacional de Timanfaya, que oferece uma visita guiada envolvendo camelos.

Castilla-La Mancha é território de Don Quixote

O que surpreende em Castilla-La Mancha é que, apesar de ostentar uma lenda histórica, é um dos territórios menos visitados da Espanha. O que é uma pena, porque há uma vibração espiritual na área que lembra Dom Quixote, o famoso e fictício Homem de La Macha documentado em um romance do século XVII de Miguel de Cervantes.

Para esse fim, você encontrará referências quixotescas em toda a região, desde os moinhos de vento no Campo de Criptana até as casas que oscilam à beira da gigante cidade murada de Cuenca e a fortaleza Alcázar nas colinas acima de Toledo, a capital espiritual da Espanha.

Finalmente, que melhor maneira de entrar em contato com sua própria espiritualidade do que através dos vinhos que vêm do rico solo que nutre os maciços vinhedos da região?

Opte pelo barroco em Múrcia

Para os aficionados por cultura, a região de Múrcia é apenas o ingresso, onde o cenário consiste em vegetação exuberante e montanhas com uma variedade de comunidades que parecem levar muito a sério suas contribuições históricas para o mundo da arte. Muito disso tem a ver com o legado criativo de Santiago de Murcia, um violonista e compositor do século XVII que defendeu um movimento que definiu a imagem da música espanhola para violão ainda ouvida hoje.

Uma das maiores lembranças desse período barroco é a Catedral Cardenal Belluga, uma gigantesca maravilha arquitetônica cor de marfim na cidade de Múrcia. A certa altura, essa sede para seguidores religiosos tinha três fachadas. Apenas um permanece hoje.

E para manter vivas essas heranças barrocas, não faltam museus e festivais de música na região.

O deserto de Tabernas lembra o povo do oeste selvagem dos EUA

Além de abrigar o único deserto da Europa, a região do Deserto de Tabernas pode não lembrar a ninguém o Saara. Na verdade, é mais próximo das áreas mais áridas dos Estados Unidos. Não é de se admirar que o diretor Sergio Leone tenha decidido filmar seu drama épico de 1968, Era uma vez no oeste, nesta região. O set de filmagem ainda permanece onde os grupos de turismo entretêm os visitantes com tiroteios simulados e outras atrações fora da lei.

Em outros lugares, é a terra que atrai, com passeios adicionais ocorrendo para explorar as ravinas do deserto. Outros passeios incluem uma reserva natural de 110 milhas quadradas acessível apenas a pé ou a cavalo.