"A volta dos que não foram": Dr. Rodrigo Farias repercute no rádio o retorno imediato dos 88 concursados demitidos pelo prefeito de Ipu

 
O advogado Dr. Rodrigo Farias, repercutiu na última quinta-feira (09/08) no programa Fatos em Debate da Rádio Regional de Ipu AM 1520, o retorno imediato dos 88 concursados demitidos pelo prefeito de Ipu; senhor Sérgio Rufino, através de ação impetrada no Tribunal de Justiça do estado do Ceará.

Essa foi a chamada "A volta dos que não foram", haja vista, esses 88 concursados que fazem parte do processo dos 371, exerciam seus cargos há mais de 1 ano e foram exonerados impiedosamente pelo senhor prefeito que não teve nenhuma sensibilidade em avaliar a condição de vida de cada pai e mãe de família desses arrancados abruptamente da estabilidade empregatícia. 

Dr. Rodrigo Farias impôs mais uma derrota ao prefeito de Ipu, e chega ao placar de 7x1; 7 para os concursados e 1 para o prefeito de Ipu. O causídico esclareceu no vespertino de maior audiência do rádio da região, apresentado pelo radialista Hélio Lopes, que breve virá a vitória definitiva dos outros concursados que fazem parte do processo, e que essa última decisão do TJCE, não cabe mais nenhum recurso na 2ª instância. 

Acompanhe abaixo vídeo e áudio produzidos pelo radialista Edivaní Lopes, detentor do maior arquivo político da cidade de Ipu-CE:  
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Carro Hilux capota na CE-187, região serrana de Ipu e fica completamente destruído (vídeo)

A nossa Redação recebeu na manhã deste domingo (12/08) imagens em vídeo de um carro modelo Hilux branca, após capotamento, ocorrido na CE-187, região serrana de Ipu.
O sinistro ocorreu na altura da chamada "Curva do Padre Cícero", próximo ao local conhecido como Gangorra. O carro era conduzido pelo jovem conhecido como "Tchesquinho", filho do empresário Gonçalo Lopes oriundos da cidade de Ipu-CE. Não foi informado o que teria causado o acidente, se falha humana ou uma falha mecânica.
De acordo com as informações do internauta que produziu o vídeo, foi perda total da Hilux, mas felizmente não houve vítimas fatais, "Tchesquinho" teria sofrido apenas escoriações. O acidente automobilístico ocorrera na manhã deste domingo (12/08); Dia dos Pais.
Assista no vídeo abaixo as imagens e a narração do acidente automobilístico:  
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Ipu-CE: Acidente envolvendo moto e caminhão no Sítio São João, deixa dois mortos na tarde deste domingo (12)

 
Tragédia! Um acidente de trânsito ocorrido na localidade de Sítio São João, envolvendo uma motocicleta e um Caminhão Mercedes, tirou as vidas de dois moradores do distrito de Várzea do Giló.
Um homem conhecido popularmente como "Ratinho", entre 35 a 40 anos, casado, e o jovem Matheus, 21 anos, ambos transitavam numa motocicleta e vinham do trabalho, por volta dás 15h30, com destino as suas residências em Várzea do Giló, quando acabaram se chocando com um Caminhão Mercedes na altura do antigo Posto da Sefaz no Sítio São João. "Ratinho" morreu no local, Matheus ainda foi socorrido inconsciente para o Hospital Municipal de Ipu, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos, vindo a óbito. As vítimas trabalhavam no cultivo de hortaliças na região serrana de Ipu-CE.
  
O acidente: Conforme informações de testemunhas os dois estavam em uma motocicleta e vinham no sentido Várzea do Giló, quando a mercerdinha fazia o retorno nas imediações do antigo Posto da Sefaz; Sítio São João,  no momento em que a moto ia fazer a ultrapassagem, coincidiu com a manobra do caminhão e deu de cheio no veículo.
A qualquer momento poderemos atualizar as informações.
"Ratinho" e Matheus:  Vítimas fatais.
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Diego Carlos líder da oposição apresenta no Programa Fatos em Debate seus candidatos para as eleições 2018

A jovem e mais carismática liderança política de Ipu; Diego Carlos apresentou nesta sexta-feira (03/08) no programa Fatos em Debate da Rádio Regional de Ipu AM 1520, com o o apoio e a força de lideranças políticas do grupo de oposição, os seus candidatos a deputado estadual e deputado federal, para as eleições de 2018.

E como bem disse Diego Carlos, a principal lição que tirou das duas eleições a prefeito em que não logrou êxito, foi não ter tomada as rédeas do grupo e agora mais experiente e com um maior acúmulo de aprendizado, toma a dianteira do grupo e já mira 2020. Perguntado sobre o seu afastamento do Ipu nos últimos anos, Diego foi claro, precisava reorganizar sua vida financeira e retomar os seus negócios, tendo em vista o desgaste pecuniário, físico e emocional após sofrer dois revezes eleitorais. "Eu poderia estar em qualquer lugar do mundo, mas estou aqui, isso responde qualquer questionamento sobre o meu futuro político em Ipu"! Diego arrematando que já mira as eleições municipais de 2020, e que será mais presente.

Diego mantém a tradição de sua família no apoio ao deputado Sérgio Aguiar, e falou que não é somente pela questão familiar e sim por gratidão a tudo que já foi feito ao Ipu pelo destacado parlamentar, e enfim apresentou o seu candidato a deputado federal; Totonho Lopes e expôs as justificativas, tendo em vista que há muito tempo existe uma proximidade com o mesmo desde 2016 quando este seria um dos principais patrocinadores de sua campanha, mas como houve uma divergência porque na ocasião o grupo apoiaria um outro deputado federal e o mesmo queria ser o deputado federal do grupo, então aconteceu o afastamento. Com nova reaproximação Totonho se compromete também em  apoiar o grupo de oposição de Ipu em 2020.

O deputado Sérgio Aguiar também se pronunciou enfatizando que luta pela unidade do grupo, mas que respeita as lideranças que têm outras opções. Toinha Carlos, os vereadores Ivo Sousa, Nonato Filho, Hilton Belém e Genêcio Mororó e outras lideranças políticas se fizeram presentes no estúdio da 1520, e manifestaram o total apoio aos candidatos de Diego Calos, que são; Sérgio Aguiar e Totonho Lopes, estadual e federal, respectivamente. A entrevista teve uma imensa interação do público, e todas as perguntas foram respondidas, inclusive as mais polêmicas.
Selfie do radialisata Edivaní Lopes.
Confira na live sonora abaixo todos os detalhes da entrevista de enorme repercussão mediada pelo maior radialista político da região; Hélio Lopes:   

[Continue lendo...]

Filha de ipuenses faz seu primeiro treino no COTP de São Paulo, em busca de se tornar uma atleta olímpica

Que excepcional notícia; filha de um casal natural da cidade de Ipu-CE, após ter passado nos testes do COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa) da grande metrópole São Paulo, em que concorreu com cerca de 30 crianças, e apenas 4 foram aprovadas, fez nesta terça-feira (31/08) seu primeiro treino, em busca de se tornar uma atleta olímpica na modalidade Ginástica.

Yasmin Lopes Martins, 7 anos, filha do casal de ipuenses Ernando Pontes Martins e Francisca Kenia Freire Lopes Martins fez um  checap com dentista, enfermeiro, médico, nutricionista, endócrinologista, psicólogo e assistente social. E ainda tem o acompanhamento de ortopedista e fisioterapeuta. Todos estes profissionais ficam a disposição do atleta para qualquer necessidade de ordem médica e física.  

"Yasmin realizou um checap quarta passada, foi liberada para os treinos. Os treinos serão terça e quinta, dás 7h30 ás 11h00 da manhã. O treinador e o psicólogo falaram pra mim que é desde o primeiro minuto ela vai ser treinada para se tornar uma atleta olímpica, e que ali é o trabalho dela, e que todo treino ela tem que ser melhor do que no outro. O COTP  é um centro de treinamento para atletas de alto rendimento. Vale salientar que a Yasmin disputou com crianças que já praticavam o esporte em suas escolas, algumas já tinham ganho disputas internas e outras levaram até treinadores, e minha surpresa foi ela passar. ACREDITO QUE A GINÁSTICA ESCOLHEU A YASMIN. Chico Zé o pai (Hélio Lopes avô) ficou dizendo que ela tinha jeito de ginasta, pelas travessuras e o porte físico. A Yasmin acreditou nisso, e o Ernando e eu   apoiamos ela em tudo. Meu pai é o fã número 1 dela"! Destacou a enfermeira Dra. Kenia mãe da nossa futura ginasta olímpica.
 
 
 
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Em Ipu, homem com histórico de violência doméstica contra a ex-companheira é preso por descumprir Medida Protetiva, nesta quarta-feira (01)



 
Homem com histórico de violência doméstica contra a ex-companheira foi preso na manhã desta quarta-feira (01/08), pela Polícia Municipal com o apoio da Polícia Civil de Ipu, por descumprimento de uma Medida Protetiva de Urgência.

A senhora Maria das Graças de Sousa Alves, 36 anos, residente na rua Professor Arquimedes Memória, bairro das Pedrinhas, desta cidade de Ipu-CE, compareceu à Delegacia de Polícia Civil deste município, para denunciar o ex-companheiro José Thiago Silva Machado, disse que está separada do mesmo desde setembro de 2017, conseguindo inclusive uma Medida Protetiva de Urgência, em face do histórico de violência doméstica do acusado.

Apesar da Medida Protetiva de Urgência, a mesma vinha sofrendo constantes ameaças e na manhã desta quarta-feira (01/08) o dito cujo foi em sua casa e quebrou seu aparelho celular e ainda proferiu difamações a sua pessoa. 

A Polícia Civil Municipal com o apoio da Polícia Civil efetuou a prisão do acusado, que foi indiciado no artigo 24 A, Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a ex-companheira. Após a lavratura do procedimento o acusado foi conduzido ao Presídio Municipal, onde ficará a disposição da justiça.
Composição da Patrulha dos GCMs desta ocorrência: Saide Farias, Ivanildo e Lucivam.  
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Deputado Sérgio Aguiar, em entrevista, fala da divisão política da OPOSIÇÃO de Ipu e sobre a sua defesa aos concursados perseguidos pelo prefeito Coração de Pedra


O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) concedeu entrevista ao radialista Adriano Pereira durante a exibição do programa diário Conexão Cidade, veiculado do meio dia às 14 horas. 
Na ocasião, o ilustre deputado respondeu a diversos questionamentos. O Blog expresso Ipu compilou os mais importantes. Desde já os nossos agradecimentos à direção da emissora pela liberação dos áudios.

Da divisão política da oposição de Ipu e união em 2020:
Dos Concursados Exonerados: Fonte: Expresso Ipu
[Continue lendo...]

Bandidos assaltam moradores do distrito de Baixa Larga, em Ipu, CE

Noite de terror nesta sexta-feira (27/07) na região serrana de Ipu (CE), sobretudo na comunidade de Baixa  Larga. Bandidos armados e conduzindo uma motocicleta perpetraram uma série de assaltos.

De acordo com informações de populares ocorreu um assalto no comércio do Senhor Elder, conhecido popularmente como "Veim". Indivíduos com armas em punho, chegaram em uma moto Preta 150 e anunciaram o assalto, levando os pertences de vários clientes e do comerciante que não informou ao certo o valor do prejuízo. Os meliantes saíram em disparada  rumo a sede desta urbe.

Suspeitas de que os mesmos também assaltaram comércios na localidade de Várzea do Giló, meia hora depois do ocorrido em Baixa Larga.

A Polícia Municipal de Ipu já foi informada do ocorrido e está em diligências, na tentativa de prender os meliantes.
Repórter Francisco José
[Continue lendo...]

Internauta flagra motorista jogando lixo as margens da CE-187 na subida da serra


Flagra de lixo atirado à beira da CE-187, subida da Serra, saída do bairro da Mina, desta cidade Ipu (CE).
As imagens desse flagra, foram divulgadas na internet, inclusive o internauta, chegou a ver o momento em que um carro particular parou e descartou o lixo ás margens da CE. Fato revoltante e que nos faz cada vez mais perder a esperança mediante certas espécies de seres humanos, sem o mínimo de consciência ecológica, que degradam o meio ambiente, sujam a própria casa o nosso planeta para mais adiante se queixar das consciências, dos impactos ambientais causados por conta das suas próprias ações.
O lixo descartado de qualquer jeito, de maneira irresponsável, além de gerar várias espécies de doenças a quem mora por perto, causa inexoráveis impactos ao meio ambiente com consequências ainda mais expansivas.    

Repórter Francisco José


[Continue lendo...]

Imagens do assalto ao Posto de Combustíveis de Várzea do Giló são divulgadas

 
Imagens do assalto ocorrido no Posto de Combustíveis de Várzea do Giló, distrito serrano da cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado, foram divulgadas.
O assalto aconteceu na noite desta última sexta-feira (27/07), por volta dás 19h34, quando uma dupla armada, usando capacetes e conduzindo uma motocicleta preta 150, chegou no momento em que um cidadão abastecia sua moto na bomba. 
Os meliantes renderam o cliente e o frentista, levando-os para o escritório do posto, lá já se encontravam mais duas pessoas que também ficaram a mercê dos bandidos, sob a mira da arma de fogo. Enquanto um dos bandidos ficou do lado de fora dando o apoio o outro vasculhava tudo dentro do escritório, as pessoas também foram roubadas, após o intento, a dupla saiu em direção a sede do município.
Valores subtraídos no assalto não foram revelados, o que se sabe com exatidão é que o referido posto de combustíveis já foi assaltado várias vezes. 
 
Veja o vídeo; imagens capturadas pelo circuito de segurança do próprio Posto de Combustíveis do distrito de Várzea do Giló: 
 
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Violência armada: Bandidos tomaram um caminhão de assalto em Ipu-CE



Impressionante, bandidos tomaram um caminhão de assalto na madrugada desta quarta-feira (25/07), por volta de 01h45, na CE-329, altura da localidade de Três Bocas, desta cidade Ipu-CE.
Três indivíduos portando armas de fogo, numa moto, interceptaram o caminhoneiro, obrigaram que o mesmo deixasse o veículo e corresse em direção ao Posto de Combustíveis São Pedro, enquanto os mesmos saíram levando o caminhão branco de dois eixos, em direção a cidade de Pires Ferreira.
O caminhoneiro de nome Antonio Francisco da Silva, residente no Sítio Baixa Larga, região serrana de Ipu, ligou para a Polícia Militar, que passou a diligenciar e acionou as guarnições de Pires Ferreira e Varjota, mas o caminhão descrito não foi visto.
De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Militar de Ipu o motorista denotou uma certa despreocupação pelo fato do carro ser assegurado, já que foi solicitado que ele acompanhasse a Patrulha da PM nas diligências e o  mesmo se mostrou desinteressado. Ademais a carga continha somente caixas vazias.
Sargento Sousa comandante do Destacamento da Polícia Militar de Ipu, esteve a frente da Patrulha composta pelos SDs PMs Carvalho e Carlos Melo.
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Ipuense motorista de Topic vira herói ao livrar seus passageiros de assalto, entre Jaibaras e Cariré



Ipuense motorista de Topic virou herói, após com muita perícia e coragem, livrar seus passageiros de assalto, entre Jaibaras e Cariré. A Topic saiu  de Sobral com destino ao Ipu.
O fato aconteceu nesta última sexta-feira (20/07), o motorista Edilson, conhecido popularmente como "Didi", conduzia uma Topic da empresa Rota Norte com vários passageiros que tinham como destino final a cidade de Ipu-CE, quando entre Jaibaras e Cariré, percebeu uma dupla numa motocicleta, empunhando uma arma de fogo e sinalizando para que o motorista parasse o veículo porque se tratava de um assalto. 
"Didi" não obedeceu e fez várias manobras até conseguir se desvencilhar dos bandidos. De acordo com a narração de uma das passageiras que concedeu entrevista  a nossa reportagem, a perseguição aconteceu por cerca de 10 minutos, durante esse tempo muita aflição e tensão no interior do veículo. Por fim o motorista livrou a todos do assalto e de ficarem na mira de uma arma de fogo a mercê dos bandidos. O motorista foi bastante cumprimentado pelos passageiros e considerado como um herói.
Confira entrevista exclusiva com a jovem Ítala, neta do casal Fransquinha Carvalho e Professor Francisco Melo, que estava na referida Topic guiada pelo motorista herói:
[Continue lendo...]

Programa Show da Manhã da Rádio Regional realiza mais uma campanha bem sucedida nesta segunda-feira (23/07)



O programa Show da Manhã da Rádio Regional de Ipu AM 1520, apresentado pelo radialista mais completo da região Noroeste do estado; Marcos Aurélio exercendo o seu papel extraordinário nas questões sociais, realizou mais uma campanha bem sucedida nesta segunda-feira (23/07).
Uma jovem mãe de nome Vitória, 18 anos, oriunda de Canindé-CE, que veio juntamente com a mãe para o Ipu quando tinha 3 anos de idade. Sua Mãe faleceu quando ela tinha somente 12 anos, ficou sozinha no mundo, juntou-se muito nova e atualmente com 18 anos foi expulsa da casa da sogra com sua filha de apenas 3 meses, passou alguns dias na rua e foi acolhida por uma senhora de nome Lúcia do bairro Alto dos 14.
Mas como Vitória não tem conseguido emprego em lugar nenhum por conta da bebê de colo que carrega para onde for, estava passando por privações; necessidades básicas; alimentos e outros mantimentos para a sua filha recém nascida. Vitória recorreu a Rádio Regional, e contou com todo o profissionalismo, o coração grande do radialista Marcos Aurélio e a solidariedade do seu grande público de ouvistes. Valores significativos em dinheiro foram arrecadados, fraldas, roupinhas e leite, que foram colocados sobre o carro do nosso sempre apostos, colaborador Expedito "Diborracha" e entregues na casa que acolheu a jovem mãe com sua linda bebê.
 
Vitória com sua bebê e outra mãe que veio deixar doação com uma bebê da mesma idade.
A nossa reportagem entrevistou a jovem mãe e o baluarte das campanhas Marcos Aurélio:   
[Continue lendo...]

Ótica do radialista do Sérgio Rufino, o prefeito do "Coração de Pedra" é assaltada

  
Registro de um assalto na manhã desta segunda-feira (23/07), em uma ótica localizada no centro da cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado.
Um meliante a pé, armado de faca adentrou a Ótica Ipuense, localizada na rua Dr. Chagas Pinto, centro da cidade de Ipu-CE, e abordou uma senhora, cuja mesma é esposa do proprietário do estabelecimento. O indivíduo tomou da vítima o seu aparelho celular, e após o intento tomou rumo ignorado.
A vítima registrou o  fato na Delegacia de Polícia Civil de Ipu, e aguarda com muita esperança as providências por parte das autoridades competentes.   
informações repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Acidente de moto provocado por cães deixa homem ferido em Ipu

 
Ocorreu nas primeiras horas desta segunda-feira (23/07) um acidente de moto, provocado por cães errantes no meio da pista, no Alto do Matadouro, bairro da Grota, desta cidade Ipu-CE.
Jovem de nome J. Rodrigues, 26 anos, residente no bairro Alto dos 14, conduzia a sua motocicleta Honda Fan 150, quando foi surpreendido por vários cachorros que atravessaram na sua frente, sem tempo suficiente para desviar o mesmo bateu nos animais, vindo a cair. 
J. Rodrigues nos informou que teve somente escoriações, pelo fato de usar capacete e conduzir o seu veículo com muito cuidado, por temer justamente esse tipo de situação, tendo em vista saber que em nossa cidade tem sido muito comum essa enorme quantidade de animais soltos nas ruas colocando em risco a vida dos condutores de veículos automotores.  
 
[Continue lendo...]

Desperdício de água, deixa moradores do bairro Pedrinhas revoltados


Moradores do bairro das Pedrinhas nos enviaram na manhã deste domingo (22/07) imagens do enorme desperdício de água, próximo a linha férrea, onde existe uma bomba d'água que faz a distribuição para as ruas do referido bairro.  

De acordo com as informações prestadas pelos moradores; enquanto está sendo desperdiçado um grande volume de água, há cerca de 04 (quatro) dias não cai uma gota d'água nas torneiras de várias ruas do Conjunto Habitacional do bairro das Pedrinhas, fato que gera revolta em todos.

Como em quase todos os bairros da cidade de Ipu, o abastecimento de água é controlado pelo SAAE, porquanto desperdício como o que está ocorrendo nas Pedrinhas é de inteira responsabilidade da citada autarquia.  


 
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Acidente de trânsito na CE-257 deixa duas vítimas fatais em Ipueiras

Um gravíssimo acidente de trânsito registrado na tarde deste domingo (22/07) de Julho, na Curva da Morte, em Ipueiras na região Noroeste do Estado do Ceará, resultou na morte de pelo menos duas pessoas conforme relatam populares.
Um caminhão da marca Mercedes Bens desceu a ribanceira e ficou totalmente destruído, duas pessoas que estavam no veículo, ficaram presos as ferragens e devido a gravidade dos ferimentos não resistiram. Em um vídeo enviado a nossa Redação, fala-se que os ocupantes do veículo já estavam sem sinais vitais.
Uma ambulância do Hospital e Maternidade Otacílio Mota e uma Viatura da Polícia foi deslocada para o local onde atenderam o caso. O Rabecão da Perícia Forense de Sobral foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis.

Ipu Post
[Continue lendo...]

Polícia investiga morte de bebê com 21 dias de nascida e com hematomas no corpo em Guaraciaba do Norte (CE)


A menina chegou a ser levada ao Hospital Municipal pelos pais, mas não resistiu. Polícia Civil investiga o caso
Criança com 21 dias de vida morreu no Hospital e Maternidade São José, em Guaraciaba do Norte, a 309 quilômetros de Fortaleza, na manhã deste domingo, 22.
Maria Emanuelly Mendes foi levada pelos pais para a unidade hospitalar da cidade após, segundo a Polícia, ter passado mal. No local, foram constatadas marcas pelo corpo da criança, que era prematura e nasceu de oito meses. O bebê faleceu.
A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi acionada para levar o corpo da menina para passar por uma necrópsia para identificar a causa da morte.

O Povo
[Continue lendo...]

Descaso! Internalta registra em vídeo calçadão arrasado, destruído empleno centro de Ipu " esse é o jeito do coração de pedra administrar"


Internauta fez um registro em vídeo e postou em sua Página Pessoal no Facebook nesta quinta-feira (19/07), mais um retrato do descaso administrativo que predomina na cidade de Ipu-CE, região Noroeste do estado.
O Calçadão Vicente Rocha, popularmente conhecido como "Calçadão do Pavilhão", onde concentram-se nas suas imediações vários pontos comerciais, está completamente arrasado, destruído. O local à rua Dr. Milton Pinto, centro de Ipu, onde já foi o principal point da cidade, ainda continua bastante frequentado, mesmo assim o poder público municipal não tem nenhuma cerimônia de ao menos fazer alguns reparos.
 
A postagem gerou diversas críticas à gestão pública municipal, confira:
 
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]

Tamanduá é resgatado pela Policia Municipal no bairro Nova Aldeota em Ipu (CE)



A Polícia Municipal de Ipu, foi acionada por populares na manhã desta sexta-feira (20/07), para capturar um bicho que curiosamente apareceu na zona urbana da cidade e causa surpresa aos transeuntes.
A Polícia Municipal (Guarda Civil Municipal) atendeu o chamado da população através do Disk Denúncia (99978-6640) dando conta da aparição de um tamanduá, ao que parece da espécie tamanduá-mirim. O bicho foi visto solto, lépido e fagueiro na rua Sebastião Peres Freitas, Loteamento Miramar.
A Polícia Municipal fez a captura do animal e estará acionando os órgãos ambientais para as providências cabíveis. Ainda não se sabe se o animal estava vivendo em cativeiro ou se saiu do seu habitat natural em busca de comida.
 
O tamanduá-mirim (nome científico:Tamandua tetradactyla), também chamado tamanduá-colete, jaleco, melete ou mixila, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa. São reconhecidas quatro subespécies. 
É um animal arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira, que é nodopedálico. 
Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. 
Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionamento podem ser deixados em "ninhos". 
repórter Chico Zé
[Continue lendo...]
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·