sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Ipu é banhada por chuva no início de 2020: alagamentos e doenças geram preocupações


Os primeiros dias do novo ano caracterizaram-se pela ocorrência de chuvas no município de Ipu. O fato gera expectativas de um bom inverno e consequentemente de boas colheitas na serra e sertão ipuenses. A chuva fina é excelente para umedecer o solo o que cria as condições favoráveis para a germinação de sementes.
Com a chegada das chuvas também há a preocupação com alagamentos. Há no município de Ipu locais de risco em que índices pluviométricos acima de 90 milímetros provocam danos materiais às residências.
Outro problema é o surgimento de doenças. Devido à chuva é comum as pessoas fecharem as portas e janelas, o que impede a circulação de ar no interior das residências, e deste modo cria um ambiente de confinamento propício aos microrganismos causadores de doenças.
Salienta-se que as primeiras chuvas geram preocupação quanto ao aumento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya; e das moscas, estas responsáveis pela contaminação dos alimentos, o que pode acarretar quadros de disenteria (diarreia).
Conforme os dados colhidos pelo comunicador Cristian Pereira, choveu parcialmente em Ipu 02 milímetros nesse dois dias de 2020. 



(Expresso Ipu)
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·