Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Radialista Professor Luciano Luque é destaque no Sindicato dos Radialista e Publicitários do Ceará

Prof. Luciano Luque – Português

imagePerfil Luciano Luque – Radialista, Jornalista e Professor
Naturalidade: Fortaleza-CE (06.01.1957)
Exerce o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e é professor titular de Português do Sindradio-CE desde 2017.
Começou a trabalhar, em 1971, aos 14 anos, no extinto jornal Gazeta de Notícias, em Fortaleza, para no ano seguinte ser contratado pelo O POVO como repórter esportivo. Concluiu a primeira fase de trabalho no O POVO como editor de Esportes. Ao mesmo tempo foi correspondente da Revista Placar no Ceará durante nove anos, funcionário da Editora Abril; e repórter do Programa do Alan, na Rádio Iracema de Fortaleza. Foi repórter esportivo da Rádio Dragão do Mar e da Rádio Iracema de Fortaleza.
Em 1986 foi convidado e aceitou se transferir para a TV Verdes Mares e para o Diário do Nordeste. Na TV, foi editor do Jornal do Dez, apresentado por João Inácio Júnior. No DN trabalhou como redator da Editoria de Política. Após oito anos, em 1994, recebe novo convite e volta para o jornal O POVO, desta vez para a Editoria de Política com a responsabilidade de cobrir as atividades da Assembleia Legislativa.
Foi diretor e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará durante dois mandatos, no período de 1994-1999. E diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI) no período 2000-2005.
Em 1997 deixou o jornal O POVO para exercer cargo comissionado na 1ª secretaria da Assembleia Legislativa a convite do então deputado Welington Landim. Depois, em 1999, assumiu a Coordenadoria de Comunicação Social da AL, cargo que ocupou até 2002.
Em 2004 voltou para o Diário do Nordeste na função de Editor de Nacional e Internacional. Em 2008 deixou o DN para exercer nova função de dedicação exclusiva na AL, agora como coordenador de rádio.
PRÊMIOS DE REPORTAGEM
Durante a vida profissional como jornalista, Luciano Luque ganhou 11 prêmios de reportagem, sonho de todo profissional de redação:
1979 – Vencedor do Prêmio de Jornalismo Impresso da Associação Cearense de Imprensa (ACI).
1980 – Prêmio de Melhor Reportagem de Futebol Amador em Jornalismo Impresso do Concurso da ACI.
1981 – Vencedor do Prêmio de Melhor Reportagem de Futebol Amador em Jornalismo Impresso do Concurso da ACI.
1982 – Vencedor do Prêmio de Jornalismo de Futebol Profissional do Concurso Anual da ACI.
1983 – Vencedor do Prêmio Editora Abril de Jornalismo pela participação na série de reportagens “Máfia da Loteria”, que denunciou o envolvimento em escândalo futebolístico de atletas, treinadores e dirigentes de futebol de todo o país.
1984 – Prêmio de Melhor Reportagem do Futebol Amador em Jornalismo Impresso da ACI.
1985 – Prêmio de Melhor Reportagem de Futebol Profissional do Concurso ACI.
1986 – Vencedor – com equipe – do concurso interno de melhor reportagem da Editora Abril com a série de reportagens “O Sobe e Desce do Futebol Brasileiro”, publicada na Revista Placar.
1996 – Vencedor – com equipe – do Prêmio Esso de Jornalismo com a série de reportagens “Máfia da Aposentadoria”, que denunciou um grupo de advogados que, naquela época, explorava incautos aposentados e pensionistas. A comenda foi recebida no Rio de Janeiro.
1997 – Vencedor do Prêmio ACI de Jornalismo com a série de reportagens “Máfia da Aposentadoria”.
2006 – Na sua segunda passagem pelo Diário do Nordeste fez uma série de quatro reportagens sobre o Biodiesel no Ceará e ganhou mais um prêmio nacional, desta feita da Petrobrás. A solenidade de entrega do prêmio foi no Rio de Janeiro.
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·