Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Quandu é resgatado por ambientalista Ipuense e entregue ao IBAMA



Uma espécie rara de animal foi resgatada nas matas da Serra da Ibiapaba, por um ambientalista da cidade de Ipu-CE, e entregue ao IBAMA ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na tarde desta terça-feira (07-02).
Um animal parecido com um porco espinho, mas que segundo o ambientalista Petinha trata-se de um quandu, cujo animal faz parte da família dos roedores, foi encontrado nas matas do Inhuçú em São Benedito, região da Ibiapaba, fato que chamou a atenção dos nativos, tendo em vista as características peculiares do animal, e por estarem diante de uma raridade. Conforme o ambientalista Petinha o quandu está inserido no grupo dos animais em risco de extinção, e que não havia certeza da existência da espécie na região da Ibiapaba.
O animal foi comprado de um homem que o havia capturado, por uma senhora. O IBAMA ao tomar conhecimento do fato, e por não ter na ocasião condições de deslocamento, haja vista estava em outra diligência e com apenas uma viatura, acionou o conhecido ambientalista ipuense Dr. Cidade, que de pronto foi ao Inhuçú e resgatou o animal que se encontrava com a referida senhora.  
Histórico do quandu: Assim que é atacado, o quandu ou ouriço-caixeiro ergue seus espinhos, dá as costas ao inimigo e vai embora. Apesar disso, ele é um animal temível.
Características: Comprimento 60 cm. incluindo 15 cm para o rabo. Altura: 25 cm. Peso 10 a 15 quilos. Época de acasalamento: Primavera. Período de gestação: 2 meses. Com informações Repórter Chico Zé Rádio Regional de Ipu AM1520KHz
Dr. Cidade exibindo os espinhos do quandu
Antes de vir ao Ipu, IBAMA efetuou apreensão de pássaros silvestres em Crateús
 
Confira na sonora abaixo entrevista com o fiscal do IBAMA senhor Evaldo e com os ambientalistas Dr. Cidade e Petinha, tudo sobre o resgate desse raro animal, e qual será o seu destino:

 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·