Parlamentares avaliam redução de homicídios no Estado

Redução dos homicidios Redução dos homicidios Foto: Divulgação
O Ceará registrou redução de 15,2% nos índices de homicídios em 2016 - em comparação com o ano anterior – com um total de 3.407 casos. Esse é o melhor resultado desde o ano 2000. Em 2015, foi registrada uma queda de 9% nas estatísticas desse tipo de crime.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (04/01), pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela, durante a reunião de monitoramento do Programa Em Defesa da Vida, realizado na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A redução representa mais do que o dobro da meta de 6% estabelecida pelo Governo do Estado no Programa, lançado em 2014, na gestão de Cid Gomes, reunindo todas as forças da segurança estadual no combate aos crimes de homicídio.
Na avaliação do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), a notícia é um alento para a população cearense e aponta para um novo momento da segurança pública no Estado.
"Claro que ainda temos uma longa estrada para percorrer no sentido de tornar o Ceará um lugar mais pacífico e seguro para todos, mas não é coincidência que haja uma redução, pelo segundo ano consecutivo, justamente no mesmo período de gestão do Camilo Santana, que tem se empenhado fortemente junto às autoridades de segurança no combate à violência", destaca o parlamentar.
Evandro Leitão elogia ainda as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos na área de segurança pública e a atuação do secretário da SSPDS, Delci Teixeira, que está deixando a Pasta após dois anos.
"O secretário Delci fez um excelente trabalho, somando esforços junto ao governador Camilo em valorosas ações, como a descentralização das atividades do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão Raio, a criação do Batalhão de Divisas, a promoção dos militares, entre outras ações e investimentos da segurança pública, indicando que estamos no caminho certo para a paz do povo cearense", afirma o líder do Governo.
O deputado Fernando Hugo (PP) aponta que o Estado está colhendo os resultados positivos de uma política eficiente na área da segurança pública. "A redução nos índices de homicídios atestam que o trabalho feito pelo secretário Delci e pelo governador Camilo no combate à violência é bom e merece aplausos”, comenta. O parlamentar defende que a nova equipe “precisa continuar comprometida com a segurança, pois esses bons números ainda não significam paz social para os cidadãos cearenses".
Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) questiona a credibilidade dos dados. "Não acredito muito nesses números, pois não entram nas estatísticas oficiais os homicídios nos presídios, por exemplo, além de que nunca houve tantos policiais assassinados. E se houve resultados positivos, por que o secretário Delci está saindo?", questiona.
RG/GS                                

Informações adicionais

  • Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail: agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter: @Assembleia_CE 
  •  
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·