Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Confiança no Judiciário é menor que em empresas de TV, diz FGV


Apenas 29% da população confia no Poder Judiciário segundo o relatório ‘Índice de Confiança na Justiça’ (ICJBrasil) referente ao segundo semestre de 2016 divulgado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. O índice de confiança no Poder Judiciário fica atrás da Igreja Católica (57%), imprensa escrita (37%), grandes empresas (34%) e emissoras de TV (33%). As Forças Armadas lidera o ranking com 59% da confiança. A confiança no Poder Judiciário diminuiu, no mesmo período do ano passado esse número era de 32%. Na lanterna da pesquisa da FGV estão a Presidência da República, 11%, Congresso, 10% e partidos políticos, 7%. De acordo com Luciana de Oliveira Ramos, coordenadora do estudo, o contexto político do período explica esse cenário.
Foram entrevistados 1650 pessoas nas capitais e regiões metropolitanas do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O ICJ Brasil mensura a confiança da população por meio da percepção acerca do funcionamento do Judiciário, com base em valores como confiança, rapidez, custos de acesso, facilidade de acesso, independência política, honestidade, capacidade de solução de conflitos e panorama dos últimos 5 anos.  O estudo avalia também qual a chance de o entrevistado procurar o Judiciário para solucionar conflitos.
Os resultados mostraram também que apesar da população não avaliar bem o Judiciário, as pessoas tendem a considerá-lo uma instância legítima para solucionar os seus problemas. Em relação às regiões analisadas, Pernambuco foi a que apresentou maior ICJ, com 5,5 pontos. O menor ICJ foi registrado no Rio Grande do Sul: 4,4 pontos, em uma escala de 0 a 10.

Fonte Congresso em Foco
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·