Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Importância do vereador para sociedade é destacada em solenidade na AL

Importância do vereador para sociedade é destacada em solenidade na AL
O Dia Nacional do Vereador foi celebrado nesta quarta-feira (05/10) em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A data comemorada no dia 1º de outubro foi instituída pela Lei Federal nº 7.212/1984. O deputado Sérgio Aguiar (PDT), requerente da solenidade, destacou a importância do vereador como o agente político que está mais próximo da população.
“O vereador, além de ser aquele que, como diz a palavra, “vê a dor”, é também o deputado municipal, aquele que está junto da sociedade para melhor representá-la”, afirmou. O parlamentar também enalteceu a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). Segundo ele, o trabalho desempenhado pela entidade mostra como a união de agentes políticos pode angariar melhorias para a classe política e fomentar um bom trabalho às causas sociais.
Na avaliação do deputado Audic Mota (PMDB), é responsabilidade do vereador dar bons exemplos aos cidadãos, fazendo com que a atividade seja cada vez mais relevante e reconhecida. “A eleição mais difícil que existe é a eleição para vereador. É o voto mais concorrido e é onde o eleitor se enxerga mais, se vê mais de perto e, por isso, a cobrança é maior”, enfatizou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), é fundamental que o Parlamento seja formado não só por vereadores aliados ao governo, dando sustentabilidade à execução de políticas públicas, mas também por vereadores que compõem a oposição. “Essa pluralidade é a competência de representar todo o conjunto da população. A parte minoritária que não votou no prefeito também está ali representada na composição do Parlamento. Por isso costumo dizer que é o Parlamento o palco da democracia no Estado Democrático de Direto”, enfatizou.
O vereador da Câmara Municipal de Tejuçuoca e diretor financeiro da UVC, Guto Mota (PSD), defendeu a realização de um evento que capacitasse os novos vereadores, principalmente em municípios menores, a fim de que eles possam exercer da melhor forma os seus mandatos. “A missão da UVC deve ser essa: buscar formas para que, antes de 1º de janeiro de 2017, a gente possa fazer um seminário para capacitar esses vereadores”, informou.
Receberam placas comemorativas o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, João Salmito Filho; o vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, Casimiro Leite de Oliveira Neto (PP); a vereadora da Câmara Municipal de Uruoca, Maria Aldebiza Silveira Carneiro (PSB) e o diretor financeiro da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Guto Mota.
Também foi homenageado in memoriam, com placa da Assembleia Legislativa, o ex-vereador da Câmara Municipal de Ipu, Antônio Soares Silveira de Aquino.
Estiveram presentes na solenidade oSecretário de Estado das Relações Institucionais, Nelson Martins; o presidente da Câmara Municipal de Icó, Pedro Gilberto Barbosa (PDT) e a vice-presidente da Câmara Municipal de Camocim, Lúcia Sousa Melo Freitas (PDT).

Fonte Al-Ce
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·