Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Adicional de insalubridade para agentes de saúde será discutido na AL

Adicional de insalubridade para agentes de saúde será discutido na AL Foto: divulgação
A Comissão de Seguridade Social e Saúde (CSSS) da Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater o adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde do estado do Ceará. O debate acontecerá nesta quarta-feira (26/10), às 14h, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), no 6º andar do edifício Deputado João Frederico Ferreira Gomes.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB), que propôs a audiência, explica que a natureza das atividades dos agentes comunitários de saúde, caracterizada pela atuação no ambiente familiar, em contato com as pessoas portadoras de doenças contagiosas, enquadra-se no que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) considera como insalubre. "Entretanto, o estado do Ceará não paga o adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde, que foram efetivados no quadro de pessoal da Secretaria de Saúde do Estado, por força da Lei Estadual nº 14.101", informa o deputado.
O parlamentar acrescenta ainda que o adicional de insalubridade também está previsto como direito social dos trabalhadores no artigo 7º, capítulo XXIII, da Constituição Federal.
Para Carlos Felipe, a audiência será um momento importante para discutir  uma alternativa que garanta a concessão do adicional aos agentes comunitários de saúde vinculados ao estado do Ceará.
Foram convidados para o debate os secretários de Saúde do Estado, Henrique Javi, e do município de Fortaleza, Socorro Martins; o secretário de Planejamento do Estado, Hugo Figueiredo; a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 7ª Região, desembargadora Maria José Girão; o presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), Ricardo Madeiro, entre outros.
WR/CG

Informações adicionais

  • Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail: agencia@al.ce.gov.br
  • Twitter: @Assembleia_CE 
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·