Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Benedito de Lira aponta urgência de reforma política

O senador Benedito de Lira (PP-AL) destacou nesta terça-feira (16) o início oficial do período de campanhas para as eleições municipais deste ano e aproveitou para defender uma reforma política com foco no sistema partidário. Para o senador, todas as tentativas do Congresso nesse sentido até hoje não foram sérias.
— O sistema dos partidos políticos do Brasil precisa urgentemente ser mudado. Essa imensidão de partidos é uma coisa assustadora. Mas é uma reforma política pra valer, não um remendo, uma colcha de retalhos, como essas coisas que a gente faz em véspera de eleição.
Entre os pontos que considera fundamentais, Benedito de Lira ressaltou a implementação de cláusulas de barreira, a criação de mais exigências para a formação de partidos e regras mais rígidas de fidelidade partidária. O senador disse ver o cenário atual como muito fragmentado e com muitas legendas inexpressivas que “querem usufruir do fundo [partidário] e nada mais”.
Outra mudança no processo político-eleitoral defendida por Benedito de Lira é a liberação de campanhas eleitorais com maior antecedência, e não apenas nos dois meses anteriores aos pleitos. O senador explicou que o Brasil é um dos poucos países do mundo a impor essa restrição sobre os candidatos, impedindo que eles se comuniquem mais amplamente com a sociedade.

Fonte Agência Senado
 
 
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·