Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

PecNordeste traz muitas novidades na agropecuária

Além de palestras e oficinas, no evento há espaço para exposições e concursos de animais, uma atração à parte no Seminário ( Foto: Bruno Gomes )
Iguatu. Começa na próxima semana, o Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), que neste ano traz ampla programação com 120 palestras, 11 oficinas em área especial e mais 20 em sala de aula. O evento ocorre entre os dias 21 e 23, no Centro de Eventos do Ceará. Paralelamente, ocorre a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários.
O esforço dos organizadores é para dar oportunidade aos produtores rurais, por meio de oficinas, para demonstrar os ensinamentos teóricos. As aulas práticas serão realizadas no Pavilhão Térreo do Centro de Eventos do Ceará e as palestras no auditório. No total, serão 31 oficinas.
No espaço da PecLeite, haverá cinco oficinas, duas sobre bovinocultura e três de equinocultura. O coordenador técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE) e do evento, Lauro Ramos Torres de Melo Filho, disse que os temas das aulas teóricas e práticas foram escolhidos de acordo com a demanda apresentada pelos produtores no ano anterior e nos cursos ministrados pelo Senar ao longo do ano.
Neste ano, as oficinas irão tratar da produção de capim mais palatável e mais rico em proteína, plantio e o uso da palma forrageira para formação de reserva alimentar para pecuária, compostagem de resíduos e carcaças de pequenos ruminantes, aproveitamento da mandioca na alimentação animal. No segmento da gastronomia serão seis oficinas em dias e horários diferenciados sobre o aproveitamento da palma forrageira na alimentação humana, preparação de sucos e receitas salgadas, derivados da macaxeira na elaboração de bolos, sucos, sorvetes, receitas salgadas e cortes de suínos.
Novidade
A novidade será a realização de uma oficina sobre delícias do caju na elaboração de brownie, pão cearense e salame. As coordenadoras técnicas das oficinas de alimentação, Ana Kelly Cláudio Gonçalves e Paula Cavalcante de Alencar Braga, destacaram que as instrutoras são preparadas com experiência no Senar há vários anos. Cada oficina técnica comporta até 50 pessoas e as de gastronomia e alimentação, que serão ministradas na Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Nordestinos, serão 20 vagas por curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet.
O evento propõe dois seminários: um sobre a cultura da palma forrageira e o outro, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), sobre alternativas econômicas sustentáveis para o sertão cearense.
O PecNordeste é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Senar e o Sebrae, com apoio de diversos órgãos e instituições públicas e privadas.
"O Pecnordeste chega ao seu 20° ano fortalecido e com uma programação técnica de alto nível", destacou Paulo Hélder Braga, vice-presidente do Senar e da Faec.
Mais informações:
Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec)
Inscrições e aquisição de estandes
Telefone: (85) 3535-8009
Site: wwwpecnordestefaec.Org.Br
 
 Fonte Diário do Nordeste
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·