Comitiva de deputados cearenses participa da 20ª Conferência da Unale

Comitiva de deputados cearenses participa da 20ª Conferência da Unale Foto: Divulgação AL
Uma comitiva de parlamentares estaduais cearense, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), participa, em Aracaju (SE), da 20ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento, que tem como tema "Rediscutindo o Brasil", foi aberto na quarta-feira (01/06), com palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.
Integram a comitiva cearense ainda os deputados Sérgio Aguiar (PDT), primeiro secretário da AL; Audic Mota (PMDB); Joaquim Noronha (PRP) e Rachel Marques (PT).
"O que buscamos nesses encontros é ver como conseguimos melhorar os parlamentos estaduais, o Congresso Nacional e as condições de vida do cearense e do cidadão brasileiro", enfatiza Zezinho Albuquerque. O deputado destacou também a importância da Unale, que congrega todos os parlamentares brasileiros para discutir os problemas do País.
O primeiro secretário da AL, Sérgio Aguiar, explica a importância da presença do parlamento estadual cearense nesse evento, no sentido de opinar e dar sua contribuição aos assuntos debatidos. "A 20ª conferência nacional da Unale será coroada de êxito, devido às palestras, como a dos ministros do TCU, Augusto Nardes, a partir de hoje; do Superior Tribunal Federal (STF), além de outras autoridades. Será uma forma de termos o Legislativo discutindo verdadeiramente a problemática hoje do Brasil", pontua.
Já o deputado Audic Mota afirma que o Ceará sempre protagoniza e procura participar ativamente de eventos que engrandeçam o Poder Legislativo. "É uma oportunidade única para a troca de experiências entre as assembleias de todo o Brasil. Essa oxigenação permite às assembleias colher as boas práticas e levá-las de volta às suas casas, com proveito tanto para o deputado, no sentido de engrandecer a atividade legislativa, quanto para a própria população", assinala.
Para o deputado Joaquim Noronha, a comitiva cearense no evento representa o Estado e demonstra que os parlamentares têm preocupação não só com nosso Estado, mas com questões nacionais.  "A Unale tem a missão de representar os parlamentares, defender bandeiras em nível nacional, mas também a missão de pacificar o Legislativo, pacificar o País, principalmente nesse momento de grave crise econômica e política. E nós do Ceará estamos aqui para demonstrar nossa colaboração."
Já a deputada Rachel Marques diz que tem participado de forma mais ativa nas mobilizações das mulheres parlamentares que ocorrem durante o evento. "Participei da Rede das Mulheres Parlamentares das Américas, de onde tiramos importantes posições, inclusive do momento que a gente está vivendo. Construímos uma nota de consenso, repudiando o ministério unicamente masculino do Governo interino do Temer. Discutimos também outros assuntos, como a violência contra a mulher, o estupro coletivo, e tratamos de questões especificas das mulheres, fortalecendo essa luta em nível de todas as Américas", informa a parlamentar.
Nesta quinta-feira haverá palestra com o tema “Desenvolvimento e Segurança Jurídica", com o ministro Emérito Joaquim Barbosa.
O evento prossegue até amanhã (03/06), com palestra em parceria entre Unale/ ILB-Interlegis intitulada "Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo", com o ministro Dias Toffoli, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e Luciano Barreto. Também haverá a palestra motivacional “O desafio é superar seus limites”, com Marcos Rossi.

Fonte Al-Ceará
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·