Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Comitiva de deputados cearenses participa da 20ª Conferência da Unale

Comitiva de deputados cearenses participa da 20ª Conferência da Unale Foto: Divulgação AL
Uma comitiva de parlamentares estaduais cearense, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), participa, em Aracaju (SE), da 20ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento, que tem como tema "Rediscutindo o Brasil", foi aberto na quarta-feira (01/06), com palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.
Integram a comitiva cearense ainda os deputados Sérgio Aguiar (PDT), primeiro secretário da AL; Audic Mota (PMDB); Joaquim Noronha (PRP) e Rachel Marques (PT).
"O que buscamos nesses encontros é ver como conseguimos melhorar os parlamentos estaduais, o Congresso Nacional e as condições de vida do cearense e do cidadão brasileiro", enfatiza Zezinho Albuquerque. O deputado destacou também a importância da Unale, que congrega todos os parlamentares brasileiros para discutir os problemas do País.
O primeiro secretário da AL, Sérgio Aguiar, explica a importância da presença do parlamento estadual cearense nesse evento, no sentido de opinar e dar sua contribuição aos assuntos debatidos. "A 20ª conferência nacional da Unale será coroada de êxito, devido às palestras, como a dos ministros do TCU, Augusto Nardes, a partir de hoje; do Superior Tribunal Federal (STF), além de outras autoridades. Será uma forma de termos o Legislativo discutindo verdadeiramente a problemática hoje do Brasil", pontua.
Já o deputado Audic Mota afirma que o Ceará sempre protagoniza e procura participar ativamente de eventos que engrandeçam o Poder Legislativo. "É uma oportunidade única para a troca de experiências entre as assembleias de todo o Brasil. Essa oxigenação permite às assembleias colher as boas práticas e levá-las de volta às suas casas, com proveito tanto para o deputado, no sentido de engrandecer a atividade legislativa, quanto para a própria população", assinala.
Para o deputado Joaquim Noronha, a comitiva cearense no evento representa o Estado e demonstra que os parlamentares têm preocupação não só com nosso Estado, mas com questões nacionais.  "A Unale tem a missão de representar os parlamentares, defender bandeiras em nível nacional, mas também a missão de pacificar o Legislativo, pacificar o País, principalmente nesse momento de grave crise econômica e política. E nós do Ceará estamos aqui para demonstrar nossa colaboração."
Já a deputada Rachel Marques diz que tem participado de forma mais ativa nas mobilizações das mulheres parlamentares que ocorrem durante o evento. "Participei da Rede das Mulheres Parlamentares das Américas, de onde tiramos importantes posições, inclusive do momento que a gente está vivendo. Construímos uma nota de consenso, repudiando o ministério unicamente masculino do Governo interino do Temer. Discutimos também outros assuntos, como a violência contra a mulher, o estupro coletivo, e tratamos de questões especificas das mulheres, fortalecendo essa luta em nível de todas as Américas", informa a parlamentar.
Nesta quinta-feira haverá palestra com o tema “Desenvolvimento e Segurança Jurídica", com o ministro Emérito Joaquim Barbosa.
O evento prossegue até amanhã (03/06), com palestra em parceria entre Unale/ ILB-Interlegis intitulada "Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo", com o ministro Dias Toffoli, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e Luciano Barreto. Também haverá a palestra motivacional “O desafio é superar seus limites”, com Marcos Rossi.

Fonte Al-Ceará
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·