Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Promessa para julho: Hospital de Quixeramobim


Quixeramobim. O governador Camilo Santana anunciou para o fim deste mês / início de julho, o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), obra que custou aos cofres do Estado mais de R$ 87 mi e que, mesmo após ter sido inaugurada, há um ano e seis meses, ainda permanece fechado.
A nova promessa foi firmada pela Internet, no último dia 6, quando Camilo conversou, por vídeo, com internautas, em perfil que mantém em uma rede social. Ele frisou a reunião no Ministério da Saúde, em maio, que teria garantido o aporte de R$ 36 mi do governo federal para ajudar nos custeios do HRSC. "Com a chegada dos equipamentos, as melhorias necessárias na reta final, com os recursos e com a complementação, por parte do governo do Estado, vamos pôr para funcionar", completou.
Cerca de 150 homens trabalham nas obras restantes. A movimentação no local é intensa. O acesso ao prédio está restrito às equipes de trabalho e os funcionários não informam quais os serviços estão sedo feitos.
Na visita técnica realizada no HRSC pela comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o presidente da comissão, Ricardo César Vieira Madeiro, constatou que o local necessitava se concluído. "É estrutura e um hospital impecável, mas percebemos que está apenas 90% concluso e é lamentável que nestes quinze meses que tenha sido inaugurado ainda não tenha entrado em funcionamento" falou.
Dúvidas
Mesmo que uma data já tenha sido divulgada, muita gente ainda desconfia que o Hospital vá realmente funcionar. Danilo Almeida, 24, garantiu uma vaga para controlista de acesso, mas diz que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado ou treinamento. "Se ele fala em começar, já deveria ter chamado o pessoal pra um treinamento, entregar a documentação, e nada disso aconteceu ainda", revelou.
Danilo está entre mais de 1.600 pessoas que participaram de seleção pública e aguardam ser chamados, desde dezembro de 2014, quando o HRSC foi inaugurado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a seleção permanece válida e os aprovados serão "convocados a partir do funcionamento, por etapas, dos serviços de assistência para a população". Mesmo com a vaga garantida, Danilo já aguarda há um ano e seis meses, e teve que encontrar outra forma de se sustentar: "Hoje eu vendo roupa porque não dá pra esperar. Que garantia a gente tem?".
Apoio
O subsecretário da Saúde de Quixeramobim, Igor Martins disse que o governo do Estado pediu ajuda de funcionários da pasta. "A inauguração será dividia em etapas, a primeira será de exames e atendimentos clínicos. Neste mês fomos informados que os funcionários que passaram na seleção farão um treinamento", antecipou.
 
Fonte Diário do Nordeste
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·