Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Whatsapp para todos os programas. PARTICIPE!

Filho de vítima da ditadura, presidente da OAB-RJ pedirá cassação de Bolsonaro

Ao votar a favor do impeachment, o deputado exaltou a ditadura e homenageou Carlos Brilhante Ustra, 1ª militar brasileiro reconhecido como torturador
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) anunciou nesta terça-feira, 19, que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a cassação do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Segundo o órgão, ele pode responder por apologia à tortura e ao fascismo e o caso deve ser levado também à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Ao votar a favor do impeachment no domingo, 17, Bolsonaro exaltou a ditadura brasileira e homenageou Carlos Brilhante Ustra, primeiro militar brasileiro reconhecido pela Justiça como torturador. “Pela memória do coronel Carlos Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff”, disse. Ustra morreu em outubro de 2015.
Presidente da OAB-RJ compartilhou mensagem sobre o caso no Facebook:

  Presidente da OAB do Rio, o advogado Felipe Santa Cruz afirmou que já está elaborando processos para questionar os "limites da imunidade parlamentar" e pedir a cassação do deputado. Entre os crimes elencados por Santa Cruz, estão a apologia à tortura e ao fascismo.

“Tomaremos medidas duras que irão muito além de notas e declarações”, divulgou Felipe em sua página no Facebook. Ele é filho de Fernando Santa Cruz, estudante e militante do movimento estudantil que desapareceu em 23 de março de 1974. Fernando nunca foi ligado à luta armada.

Jean Wyllys


Após seu voto, Bolsonaro foi alvo de um cuspe do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). Em resposta, o PSC afirma que irá entrar com representação contra Jean na Comissão de Ética da Câmara. Perguntados pela Agência Brasil sobre a homenagem de Bolsonaro, funcionários do PSC explicaram que a legenda é democrática e “costuma conceder aos deputados muita liberdade de expressão, mas não necessariamente endossa as opiniões”.
Redação O POVO Online
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·