Funceme ganha novos equipamentos


“A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos é um órgão estratégico do Estado do ponto de vista de planejamento e ações, pois vivemos em um Estado quase todo coberto pelo semiárido e precisamos ter um bom acompanhamento. Por isso, estamos hoje aqui realizando a inauguração dessa nova estrutura para o monitoramento e previsão da situação climática e hidrológica do Estado”. Com essas palavras, o governador Camilo Santana descerrou a placa da nova Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima, na sede da Funceme, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (3), data em que se comemora o Dia do Meteorologista.

R160303 FUNCEME MG 1720
A grande novidade do espaço é um moderno equipamento instalado em uma das paredes do local. O "video wall" conta com 12 monitores, que juntos formam uma imensa tela para acompanhamento integrado e em tempo real dos vários sistemas monitorados diariamente pelos meteorologistas do órgão. A estrutura foi adquirida com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o governador Camilo Santana, investir na modernização do serviço de meteorologia é fundamental. “É muito importante que estruturemos cada vez mais a Funceme, com equipamentos modernos e de ponta para que haja cada vez mais boas condições de trabalho e pesquisa”, destacou.

Com o novo equipamento, a percepção e análise das imagens de satélites e da Rede Cearense de Radares será bastante otimizada. “Para se realizar boas políticas, precisa-se de um bom planejamento, diagnósticos e monitoramento. Desta forma, uma sala como esta é muito importante para que se tenha esses diagnósticos precisos e, assim, possamos traçar melhores estratégias hídricas para o Estado. Por isso, é importante que tenhamos os melhores equipamentos, assim como em outros órgão que estudam as condições climáticas, a fim de termos as melhores análises e perspectivas”, ressaltou o secretário Francisco Teixeira, de Recursos Hídricos.
 
Fonte Sobral de Prima
 
Copyright © 2012. RÁDIO REGIONAL - ·
Tema desenvolvido por Diego Farias/ Fagner Freire ·